quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma amiga do passado


Sei que há um abismo entre nós....

Anos se passaram, nenhum contato, nem feliz aniversário, nem nada.
Às vezes procuro nas redes sociais....nunca acho.
Uma foto talvez, na rede de alguém.
Lembro sempre.
A prima dela chegou me ligar na época que tive meu filho....naquela fase que você nem sabe quem é você...eu queria perguntar, saber, mas não consegui... noites mal dormidas, dores para amamentar...
Depressão pós parto, medo de tudo dar errado.
E o curioso é ficar tentando imaginar como ela é hoje.
Eu mudei muito e penso, será que ela mudou?
Será que ainda gosta de vestir preto e ainda insiste em não gostar dos seus cabelos ondulados lindos?
Será que ela bebe? Eu nunca bebia e tínhamos um discurso parecido... mas o tempo passou...
Todo mundo tem que tomar um porre na vida...mas ela é certinha demais.
Vivíamos de dieta....hoje engordei pacas, mas ela deve estar magrinha...era mais determinada que eu.
Nosso contato teve fim ela estava na faculdade.
Entrou um ano antes que eu, que ainda arrisquei cursinho pra caçar uma vaga em universidade pública. Na verdade,mais para tentar me decidir.... me encantei por muita coisa e ao mesmo tempo nada.
Bem, não decidi até hoje, no cursinho que não seria.
Acabei prestando o que gostava da aula e não entrei na pública...só não perdi um ano de vida porque aprendi mais no cursinho do que no colégio.
Aprendi mais no cursinho do que na faculdade, na verdade.

Ela fez veterinária... sempre gostou dos bichos.... meu primeiro contato com gato foi na casa dela.
Muito da minha vida começou na casa dela.
Foi na casa dela que ri, chorei...como eu chorava!!!! amores, descobri o primeiro beijo, encontrei aquele que por alguns anos achei que fosse o amor da minha vida...
Ironicamente foi o que nos afastou. Eu era imatura e ciumenta, apesar que, com razão...ele se apaixonou por ela... todos se apaixonavam por ela.
Minha mente me traiu.
Era minha melhor amiga....queria ser como ela... pareceríamos irmãs se não fosse a imensa diferença física.
Eu mais alta e loira...ela morena, mais mignon.
Ela era quietinha, meiguinha, sempre fui destrambelhada....desastrada... falava alto e ria mais alto ainda.
Penso se ainda os homens se encantam e apaixonam por ela como antes....paixões avassaladoras...

Será que ela ainda não gosta de Chokito?
Dividíamos caixas de bombons facilmente...sabíamos nossas preferências.
Será que lembra que eu gostava do Smash?
Ele era sempre meu, mas sempre que como lembro dela.
Lembra dos nossos códigos? Usávamos códigos para escrever nossas cartas falando dos meninos desde que minha mãe leu uma delas e descobriu meu primeiro beijo.

Uma das melhores fases da vida, descobertas, crises adolescentes, Clip Trip na TV e o lanchinho da mãe dela....Ah, aquele lanchinho!! Todo dia ali, à tarde, me deliciava....Suco de caju...

A família dela era um amor e sempre me tratou como filha.
Era um pouco minha a família...não sabia passar o natal com minha família, sem depois ir prá lá.
Saíamos da escola eu ía pra casa dela. A noite, vinha embora. Não tinha telefone em minha casa, e eu gastava horas e fichas ( meu deus, estou velha) no telefone público na esquina falando com ela...e quando as fichas acabavam, eu ia pra casa e escrevia...cartas pra ela!
Quanto assunto... quanto tempo tínhamos...

Minha mãe fala até hoje que perdeu a filha quando a conheci.

Moramos tão perto até hoje....será que ela tá namorando, pensa em casar, sonha em ter filhos?
Será que vê o clip de “November Rain” e lembra que sempre sonhávamos com um beijo daqueles?
Ela ainda lembra que existe Mr. Big?

Sempre sonhamos ter uma turma legal.... uma galera...e tínhamos....éramos as mais novas.
Achávamos o máximo sairmos em bando....sempre queríamos que tivessem todos juntos.
E cada um seguiu seu rumo.
Hoje tenho e queria contar pra ela! Inseparáveis....estamos casando, tendo filhos, e estamos ali, juntos.

Será que trabalha com sua profissão, ou como eu, seguiu outro rumo?

Minha faculdade hoje representa onde encontrei os meus amigos de hoje e sempre.
Só.

Quando entramos para o colégio,algo mudou....
Fila para conseguir vaga, era uma dos melhores colégios públicos.
Ela ficou numa sala diferente, novos amigos.

Eu queria me integrar, fui bichete dos veteranos, fiz parte do grêmio...ela mais reservada, enciumou-se quando comecei namorar.... o primeiro namoro de verdade.

Eu não ia mais encontrá-la no metrô para irmos juntas... eu já estava no colégio antes, com meu namorado.
Na verdade eu não ía porque não tinha mais a amizade dela pra mim...só pra mim...eu já dividia com as amigas da sala dela...e ela me dividia com meu namorado...
eu que sempre dividi o amor dos meus namorados com ela...
Eu ia encontrá-la as vezes, sem perceber, nem falava comigo.


Ela era e deve ser, orgulhosa demais.
Acho que por isso hoje tenho pavor de orgulho. Acho o orgulho o pior sentimento que existe.
Orgulho destrói amor....só o orgulho pode fazer com que duas pessoas que se amam se afastem...
pais e filhos se distanciam por orgulho.
Marido e mulher.
Amigos.
Desde que a conheci prego em minha vida: “Quem ama não tem orgulho”.
E nunca tive, pra nada.
Para estar próximo a mim, tenho que ser mais importante que seu próprio umbigo, e se não for é porque não importa.
Nem pra ser humilde e pedir desculpas quando estava errada, nem pra mesmo certa, ir conversar.
Mas mesmo quando fui humilhada, não me arrependi.
Fiz a minha parte.

Eu sei que ela nunca vai me procurar.
E talvez num inconsciente de “ela não pode ser assim” nunca a procurei.
E olhe que sou aquelas amigas que nunca dizem não pra ninguém.
Porque sempre eu? Quase 20 anos se passaram e ainda eu que tenho que procurá-la?
Se ela se importasse não teria me procurado?

Os dois, talvez únicos, defeitos dela: Ser orgulhosa e vingativa. Pagava sempre na mesma moeda.
Chegou a minha vez.
Não, não combina comigo, e sinto saudade, sinto falta... mas não tenho jeito de procurar.
Não sei o que dizer!
Nunca seria a mesma coisa...mas o nome dela é “Luciane da Cunha Rosa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário